O período em que os conflitos entre pais e filhos são mais intensos é na adolescência. De um lado está o jovem, que deixou de ser criança, mas que ainda não tem maturidade suficiente para fazer suas próprias escolhas. Do outro estão os pais.
Receosos com os caminhos que seus herdeiros podem tomar ao abrir a porta de casa, aderem à lei do "eu falo e você escuta", por acreditarem que são mais experientes e bem cientes das necessidades dos filhos.
A boa notícia é que o jovem quer sim ter um contato próximo com os pais e saber quais devem ser os seus limites. E além dos "puxões de orelha", ele procura alguém que o escute com sensibilidade e sem preconceitos. Os pais estão certos quando decidem derrubar as barreiras que os afastam dos filhos. Mas pecam na hora de usar a imposição como estratégia. A arma ideal é o diálogo.
Pais que mantêm um vínculo afetivo e um diálogo franco com os filhos dificilmente os perderão para a violência e para as drogas. "Essa iniciativa faz com que os filhos elevem a auto-estima e passem a ter medo de decepcionar pais e familiares", diz.
Para desenvolver uma boa relação, os pais precisam se mostrar realmente interessados em conhecer os anseios e sonhos dos filhos. "É fundamental saber tudo a respeito deles. Desde as questões mais simples, como a cor predileta, às mais complexas, como o que eles pensam sobre as uniões homossexuais ou sobre a forma como são educados".
Dizem que as filhas se abrem com as mães e os filhos com os pais. Mas isso não é regra. A adolescente Francielle Elias, de16 anos, gosta de se abrir com o pai. Como não tem muita afinidade com a mãe, a moça diz que procura pela figura paterna quando quer conversar. "Meu pai pergunta muitas coisas, mas eu não me sinto à vontade para falar sobre tudo. Sou uma pessoa muito fechada. Conto apenas coisas que acontecem na escola e ele me entende bem", explica.
Um Depoimento
Francielle diz que, apesar de não concordar com algumas regras impostas pelo pai, como a de não permitir que ela use piercing, segue todas sem muitas reclamações. "Acredito que dessa forma eu saberei o limite das coisas".
Em outros casos, o adolescente não encontra espaço para se abrir com os pais e procura os irmãos para falar sobre seus problemas. É o caso de Keith de Oliveira. Aos 12 anos, a filha caçula afirma que não conversa com a mãe, porque ela não dá abertura. E quando resolve falar, xinga e cria novas barreiras. "Eu tenho vergonha de conversar dentro da minha casa. Se preciso contar alguma coisa, prefiro recorrer à minha irmã mais velha Endy. E quando estou nervosa, me abro com meu irmão Jhonny".
A especialista lembra que é nessa fase também da vida que os filhos gostam de se isolar, de encontrar um tempo para si. Eles curtem suas músicas preferidas, leem ou assistem aquilo que lhes interessam, conversam horas e horas com os amigos e colocam o sono em dia. "O adulto está sempre na contramão do adolescente. Tudo o que ele gosta, o adulto reprova. Só resta se isolar!", comenta. "Além disso, o adulto não pode vê-lo em sua frente que já vem com cobranças e sermões", diz. Esta atitude é saudável e merece respeito. Mas atenção: "Se o isolamento vira uma conduta constante e intensa, este adolescente talvez precise de ajuda".
Os pais que desejam quebrar a barreira que os separa dos filhos precisam, antes de tudo, fortalecer o vínculo afetivo. Não adianta querer se aproximar do adolescente sem antes saber ouvi-lo (sem criticá-lo) e aceitá-lo, mesmo que os pais não concordem com as opiniões dele. "Não queira impor idéias. Basta ouvi-lo. Ele precisa saber que foi compreendido, mesmo que os pais não concordem com ele. Basta lhes dizer: ‘Olha filho, eu escutei o que você me disse, entendi o seu ponto de vista, tem certa lógica, mas eu não concordo, por tais e tais razões. Espero que você também me compreenda’".
Há pais que querem impor as suas idéias e não escutam o que o filho tem a dizer. Isto só faz com que eles se afastem. Ainda mais quando xingam ou rotulam o adolescente de "vagabundo" ou "chato". "Isso é maléfico. Os pais não têm noção da gravidade desse ato. Eles estão dando esta identidade ao jovem e este papel na sociedade. Portanto, é assim que ele agirá", critica uma especialista. "Além do mais, será desta mesma forma que você será tratado. Agressão gera agressão e estupidez também. Depois não adianta se queixar do filho. Este é o modelo que você está passando a ele", completa.
Filhos e suas amizades
Aprenda a controlar os gastos de seus adolescentes
"Respeite este jovem como ele é. Com seus defeitos, dificuldades e realçando as suas qualidades. Todos os pais dizem que amam seus filhos, mas não os aceitam do jeito que são. Infelizmente, a maioria dos pais está mais preocupada com o sucesso dos seus filhos, do que com a felicidade dos mesmos".
Extraido do site: http://vilamulher.terra.com.br
30/04/2010
28/04/2010
O Antivírus grátis da Microsoft
Microsoft Security Essentials 1.79.1469.0
Tamanho: 11,30 MB
Sistema: Windows XP/Vista/7
Entrando de cabeça no segmento de antivírus, a Microsoft apresenta o Security Essentials, o substituto do OneCare e do Windows Defender. Provavelmente você acompanhou o burburinho que a Microsoft causou ao anunciar que lançaria um antivírus gratuito. Pois agora ele está aí, o mais novo concorrente entre os antivírus está disponível em sua versão beta.
Compatível com os Windows 7, XP e Vista, o Microsoft Security Essentials é um antivírus completo que protege o computador em tempo real de diversas ameaças: malwares, rootkits, spywares, trojans e outros com varreduras específicas simples ou completas e atualizações frequentes.
As atualizações podem ser feitas através do Windows Update ou independentemente, através do próprio Microsoft Security Essentials. Ou seja, ao mesmo tempo em que ele se integra ao Windows, tem funcionamento independente.
O Microsoft Security Essentials também oferece várias configurações. Você pode agendar verificações, padronizar ações e alertas, configurar a proteção em tempo real, isentar arquivos e pastas específicas de varreduras e outras possibilidades.
IMPORTANTE - DownloaD
Realizar o download do Microsoft Security Essentials é muito simples. Ao pressionar o botão "Clique para baixar", o seu navegador redireciona você para a página oficial de download da Microsoft. Nela, encontre o link para download através do botão azul.
Na nova janela que aparecerá no centro da tela, tudo o que você precisa fazer é selecionar corretamente a versão do seu Windows para que o download comece em seguida. Clique para salvar o arquivo normalmente e pronto, ele começa a ser baixado.
Instalação
É necessário validar a cópia do Windows(caso o sua cópia não esteja validada) para iniciar a instalação do Microsoft Security Essentials. A instalação em si é rápida. Após concluí-la, o Microsoft Security Essentials é iniciado automaticamente e verifica atualizações disponíveis, o que pode demorar alguns minutos, dependendo da capacidade da sua conexão.
Primeiras impressões
O Microsoft Security Essentials tem interface que lembra o Windows Defender. Ela é simples e o acesso a tudo é facilitado. São quatro abas de navegação:
Página inicial - “cartão de visitas” do antivírus, mostra se a proteção está ativa e se as definições estão atualizadas. Há também o botão para uma varredura simples, completa ou customizada;
Atualizar - informações sobre as datas das definições. Caso o seu antivírus esteja “atrasado”, basta clicar em “Atualizar";
Histórico - aqui estão listadas todas as ameaças já encontradas no seu computador. Elas são divididas em todos os itens detectados, itens em quarentena e itens permitidos;
Configurações - diversas opções de configuração. É a aba mais extensa de todas, permitindo que sejam configuradas as varreduras programadas, as ações padrão para arquivos infectados, o nível de proteção residente e quais locais e arquivos serão constantemente monitorados pelo programa (a exemplo de arquivos CAB ou discos removíveis).
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Querida Mãe - Acústico
Rainha Encantada
Somos Irmãos - Clip Oficial 2011
Sempre Presente
Querida Mãe
Escola D'Amor
Jamais Le Même
Atarraxa
Untitled from Faial Fonseca on Vimeo.
I Love U
Somos Irmãos
Untitled from Faial Fonseca on Vimeo.
Músicos unidos pelos direitos online
Radiohead, Kaiser Chiefs, Blur, The Verve e Robbie Williams são alguns dos nomes que se associaram à Featured Artists Coalition (FAC) em defesa dos direitos dos músicos no mundo digital.
A FAC conta com 140 membros e pretende representar os principais protagonistas nas discussões que se levantam actualmente no sector, como a criminalização do download ilegal de músicas. Na sua primeira reunião, realizada esta quarta-feira, 11 de Março, os membros da FAC votaram maioritariamente contra a abertura de processos judiciais por esse motivo, referindo que tais medidas proteccionistas adoptadas pela indústria musical equivalem a “colocar a pasta de dentes outra vez no tubo . “Os artistas devem ser titulares dos direitos e decidir quando a sua música pode ser usada gratuitamente e quando é preciso pagar por ela”, referiu Billy Bragg à imprensa.
A FAC conta com 140 membros e pretende representar os principais protagonistas nas discussões que se levantam actualmente no sector, como a criminalização do download ilegal de músicas. Na sua primeira reunião, realizada esta quarta-feira, 11 de Março, os membros da FAC votaram maioritariamente contra a abertura de processos judiciais por esse motivo, referindo que tais medidas proteccionistas adoptadas pela indústria musical equivalem a “colocar a pasta de dentes outra vez no tubo . “Os artistas devem ser titulares dos direitos e decidir quando a sua música pode ser usada gratuitamente e quando é preciso pagar por ela”, referiu Billy Bragg à imprensa.