Morna alimento di nos alma/ cantal na partida bo cantal na regresso...<

14/01/2010

Vadú


Vadú, um jovem músico caboverdeano, de 33 anos de idade, estava desaparecido desde terça feira a noite, vítima de um acidente de viação, na minha ilha Natal(Santo Antão) ocorrido no trajeto Ponta de Sol-Povoação. Terminadas as buscas, os corpos(Dele Vadú e seu amigo) foram encontrados neste sábado dia 16 e foi a enterrar neste Domingo no cemitério São José em Santo Antão. Cala-se assim a voz de Um preta moda bô e luz. Perdemos assim mais um músico de renome neste novo ano, pois esta década já foi de muitas perdas no que diz respeito ao meio musical. Um artista da minha geração, pois estávamos no morro branco em 1996, fazendo a tropa juntos. Várias são as recordações que guardamos dele sentado no campo de patina, animando os colegas de violão ao colo e cantando alegremente para nos animar e nos ajudar nas saudades longe de casa. Vadú de 33 anos de idade, nasceu na Ilha de Santiago em 1977. Sobrinho dos músicos de grande renome da nossa cena musical, Zeca e Zezé di nha Reinalda, percebe-se porquê tinha nas veias a grande sabedoria musical. Em 1990 estudou em Cuba durante 3 anos, o que lhe valeu mais experiência musical. Participou no projecto Ayan, e gravou 2 álbuns, sendo o 1º Nha Raís e o 2º Dixi Rubera, todos com base em estilos da música folclórica caboverdeana: o Batuco, o Funaná e a Tabanca, conseguindo conciliar esses estilos muito bem e adaptando-os a nova corrente musical das ilhas. Tanto gostou da nossa ilha que ultimamente estava sempre fazendo show's por lá e foi essa uma das razões que o levou a ilha de Santo Antão mais uma vaz.

Querida Mãe - Acústico

Rainha Encantada

Somos Irmãos - Clip Oficial 2011

Sempre Presente

Querida Mãe

Escola D'Amor

Jamais Le Même

Atarraxa

I Love U

Somos Irmãos

Na Fortaleza ta Gravá "Escola d'Amor"

Músicos unidos pelos direitos online

Radiohead, Kaiser Chiefs, Blur, The Verve e Robbie Williams são alguns dos nomes que se associaram à Featured Artists Coalition (FAC) em defesa dos direitos dos músicos no mundo digital.
A FAC conta com 140 membros e pretende representar os principais protagonistas nas discussões que se levantam actualmente no sector, como a criminalização do download ilegal de músicas. Na sua primeira reunião, realizada esta quarta-feira, 11 de Março, os membros da FAC votaram maioritariamente contra a abertura de processos judiciais por esse motivo, referindo que tais medidas proteccionistas adoptadas pela indústria musical equivalem a “colocar a pasta de dentes outra vez no tubo . “Os artistas devem ser titulares dos direitos e decidir quando a sua música pode ser usada gratuitamente e quando é preciso pagar por ela”, referiu Billy Bragg à imprensa.

Hora d'nha Terra Cabo Verde