Morna alimento di nos alma/ cantal na partida bo cantal na regresso...<

28/02/2012

Oscars 2012 - Os vencedores


A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas entregou na noite de domingo, em Los Angeles, os premiados do Oscar 2012. A Invenção de Hugo Cabret liderava com 11 indicações, mas ficou apenas com as que concorria nas categorias técnicas. O grande vencedor da noite foi mesmo O Artista, presente em dez categorias, que levou as principais estatuetas, Melhor Filme, Direção e Ator, somando também cinco prêmios. Conheça abaixo os vencedores:

Melhor filme
O Artista

Melhor ator
Jean Dujardin - O Artista

Melhor atriz
Meryl Streep - A Dama de Ferro

Melhor ator coadjuvante
Christopher Plummer - Toda Forma de Amor

Melhor atriz coadjuvante
Octavia Spencer - Histórias Cruzadas

Melhor diretor
Michel Hazanivicous - O Artista

Melhor roteiro adaptado
Os Descendentes

Melhor roteiro original
Meia-Noite em Paris

Melhor filme em lingua estrangeira
A Separação (Irão)

Melhor longa animado
Rango

Melhor trilha sonora original
O Artista

Melhor canção original
"Man or Muppet" - Os Muppets

Melhores efeitos visuais
A Invenção de Hugo Cabret

Melhor maquiagem
A Dama de Ferro

Melhor fotografia
A Invenção de Hugo Cabret

Melhor figurino
O Artista

Melhor direção de arte
A Invenção de Hugo Cabret

Melhor documentário
Undefeated

Melhor documentário de curta-metragem
Saving Face

Melhor montagem
Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres

Melhor curta
The Shore

Melhor curta animado
The Fantastic Flying Books of Mister Morris Lessmore

Melhor edição de som
A Invenção de Hugo Cabret

Melhor mixagem de som
A Invenção de Hugo Cabret

26/02/2012

CAVALO DE GUERRA -O cavalo que nao se deixa abater

Nem pela artilharia da Primeira Guerra Mundial, nem pelos arames farpados entre as trincheiras nem pelo melodramatismo, assumidamente infatilóide de Spielberg. Ah, e só para mostrar que isto do cinema é uma grande ilusão, Joey, o cavalo, são 14, fora aquele digital que corria desenfreado na vala.
O cavalo é o animal mais cinematográfico do mundo. Desde o cinema mudo, muitos foram os que lhe captaram o potencial dramático, emocional, e o de fazer "galopar" a ação. Este filme, algo ingénuo mas tecnicamente admirável (como sempre) de Spielberg, que surge quase em simultâneo com Tintim, e após um sofrível Indiana Jones, em 2008, e de um muito mais satisfatório Munique (2005). Baseado num romance juvenil, do inglês Michael Morpugo, acompanhamos a narrativa que, ora vai a trote ou a galope, do cavalo Joey, o seu nascimento, a relação de amizade que estabelece, numa quinta algo agreste, com um adolescente que tem um pai disfuncional e irresponsável (como é típico nos filmes de Spielberg), as suas experiência bucólicas, agruras agrícolas e finalmente o seus padecimentos horríveis nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial. A personagem central é o cavalo, mas nem sempre o ponto de vista é o dele - o que é pena. Não se esperava nenhum porquinho Babe, com uma muito respetiva voice over; Spielberg nunca seguiria pelo caminho da pura parvoíce, mas viaja sem pruridos e lestamente pelos carris do convencionalismo - só que até para se ser convencional e não se temer o cliché do cavaleiro que regressa num horizonte ao pôr-do-sol é preciso ser-se bom.
Assista o trailler

E se o espectador se sentir um bocado atacado de um síndrome bipolar ao assistir a este filme é perfeitamente normal. O cavalo vai trocando de mãos, não são donos, mas antes hóspedes desta compaixão que Joey sempre lhes convoca - é um animal que humaniza as pessoas. Spielberg é assumidamente sentimental, e as personagens unidimensionais, cuja bondade é apreciada em função da maneira com que se relaciona com o animal (o que não é um mau barómetro, mas adiante...) Primeiro o dono e companheiro, depois o oficial inglês compreensivo, em seguidas dois alemães desertores, depois uma menina francesa mimada pelo avô, e novamente nas mãos de um cabo alemão indulgente.... Os diálogos são apenas funcionais, sem rasgos e Spielberg, autor de dois filmes de guerra inesquecíveis e tremendamente realistas (A Lista de Shindler e O Resgate do Soldado Ryan), pelos quais ganhou dois Óscares, esforça-se por ocultar o horror e a agonia das trincheiras - para menor de 12 anos ver. Mas depois há um certo ângulo que se abre sobre a carnificina de homens e cavalos mortos a desarrumar o campo de batalha; um grupo de cavalos que arrasta dolorosamente o armamento, encosta acima, e se sobressalta em colectivo, quando um deles é abatido; vemos Joye encurralado por um tanque pré-histórico, e a galopar desenfreado numa vala; e finalmente o clímax do filme, Joye a correr no no man's land, entre as duas trincheiras inimigas, até os arames farpados cravados na pele lhe tolherem os movimentos. Há cenas e planos que valem o filme inteiro.
De Steven Spielberg, War Horse, com Jeremy Irvine, Emily Watson, David Thewlis. Drama. 146 min. EUA. 201
Fonte: aeiou.visao.pt

Oscars 2012

A frase "E o Oscar vai para...", será repetida 24 vezes no palco do Kodak Theatre, em Los Angeles, domingo, 26 de fevereiro. Tantas quantas as categorias que vão eleger, por exemplo, o melhor filme, o melhor realizador, o melhor ator, a melhor atriz, mas também a melhor fotografia, o melhor guarda-roupa ou os melhores efeitos visuais

Billy Cristal regressa como anfitrião pela nona vez e Tom Hanks, Angelina Jolie, Halle Berry, Tom Cruise, Penelope Cruz, Jennifer Lopez, Cameron Diaz, Emma Stone e o elenco de A Melhor Despedida de Solteira estão entre os apresentadores da 84.ª cerimónia da entrega dos Oscars.
À boa maneira americana, o espetáculo começa com o desfile das estrelas na tapete vermelha, onde a elegância deles e os vestidos delas vão encher as páginas das revistas nos próximos dias. Mas, na edição deste ano, há algumas curiosidades. São apenas nove os candidatos a melhor filme (e não dez), há cinema mudo e a preto e branco (O Artista) e há franceses entre os nomeados (Michel Hazanavicius, nomeado na categoria de Melhor Realizador, e Jean Dujardin, nomeado na categoria Melhor Ator). Há dois atores com 82 anos que podem ganhar o Oscar de Melhor Ator Secundário: Max von Sidow, no filme Extremamente Alto, Incrivelmente Perto e Christopher Plummer, em Beginners - Assim é o Amor. Tintin, de Spielberg, não consta das nomeações para Melhor Filme de Animação e são apenas duas músicas que concorrem na categoria de Melhor Canção Original.

Hugo, de Martin Scorsese, e O Artista, de Michel Hazanavicius, são os filmes que dominam as nomeações, totalizando 21 - Hugo com 11, O Artista com 10.
Nomeada, este ano, pelo seu papel em A Dama de Ferro, Meryl Streep ganhou o Oscar de Melhor Atriz com A Escolha de Sofia, em 1982. Trinta anos depois, será que vai levar a estatueta dourada para casa?
Depois de Spielberg ter mostrado a segunda guerra mundial com tanta dureza manifestamente declarada (em O Resgate de Soldado Ryan e em A Lista de Shindler), apresenta-nos uma primeira guerra mundial (Cavalo de guerra), que todos sabemos tremenda e de uma crueldade corpo a corpo amenizada através das "galopagens" de um cavalo, poupando o espetador ao horror das trincheiras.

Fonte aeiou.visão.pt

Querida Mãe - Acústico

Rainha Encantada

Somos Irmãos - Clip Oficial 2011

Sempre Presente

Querida Mãe

Escola D'Amor

Jamais Le Même

Atarraxa

I Love U

Somos Irmãos

Na Fortaleza ta Gravá "Escola d'Amor"

Músicos unidos pelos direitos online

Radiohead, Kaiser Chiefs, Blur, The Verve e Robbie Williams são alguns dos nomes que se associaram à Featured Artists Coalition (FAC) em defesa dos direitos dos músicos no mundo digital.
A FAC conta com 140 membros e pretende representar os principais protagonistas nas discussões que se levantam actualmente no sector, como a criminalização do download ilegal de músicas. Na sua primeira reunião, realizada esta quarta-feira, 11 de Março, os membros da FAC votaram maioritariamente contra a abertura de processos judiciais por esse motivo, referindo que tais medidas proteccionistas adoptadas pela indústria musical equivalem a “colocar a pasta de dentes outra vez no tubo . “Os artistas devem ser titulares dos direitos e decidir quando a sua música pode ser usada gratuitamente e quando é preciso pagar por ela”, referiu Billy Bragg à imprensa.

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