Morna alimento di nos alma/ cantal na partida bo cantal na regresso...<

25/07/2015

Morreu poeta Corsino Fortes

O Governo de Cabo Verde decretou dois dias de luto pela morte Corsino Fortes, poeta, escritor, combatente da liberdade da pátria, «figura ímpar» do mundo da cultura, das letras e da academia. Corsino António Fortes nasceu em São Vicente, em 1933. Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, em 1966, exerceu a sua atividade profissional na Magistratura em Angola, onde foi Juiz do Tribunal de Trabalho de Benguela. Combatente da Liberdade da Pátria, militou ativamente em prol da Independência de Cabo Verde, na clandestinidade, quando ainda exercia a magistratura em Angola. Após a Independência, Corsino Fortes exerceu a diplomacia, tendo sido o primeiro Embaixador extraordinário e plenipotenciário de Cabo Verde em Portugal, Espanha, França, Itália, Noruega e Islândia, entre 1975 e 1981. Em Angola, foi Embaixador entre 1986 e 1989, exercendo função semelhante em São Tomé e Príncipe, Zâmbia, Moçambique e Zimbabwe. Desempenhou os cargos de Secretário de Estado para a Informação de 1983 a 1989, tendo sido o promotor da televisão em Cabo Verde com a criação da então TVEC e foi Ministro da Justiça de 1989 a 1991. Enquanto poeta, publicou a trilogia A Cabeça Calva de Deus (2001), composta dos livros «Pão & Fonema», «Árvore & Tambor», «Pedras de Sol & Substância», e «Sinos de silêncio, canções & haicais» (2015). Presidiu ao Conselho Geral da Fundação Amílcar Cabral, à Associação de Escritores Cabo-verdianos (AEC) bem como à Academia Cabo-verdiana de Letras. Fonte: Jornal a Nação

Sem comentários:

Querida Mãe - Acústico

Rainha Encantada

Somos Irmãos - Clip Oficial 2011

Sempre Presente

Querida Mãe

Escola D'Amor

Jamais Le Même

Atarraxa

I Love U

Somos Irmãos

Na Fortaleza ta Gravá "Escola d'Amor"

Músicos unidos pelos direitos online

Radiohead, Kaiser Chiefs, Blur, The Verve e Robbie Williams são alguns dos nomes que se associaram à Featured Artists Coalition (FAC) em defesa dos direitos dos músicos no mundo digital.
A FAC conta com 140 membros e pretende representar os principais protagonistas nas discussões que se levantam actualmente no sector, como a criminalização do download ilegal de músicas. Na sua primeira reunião, realizada esta quarta-feira, 11 de Março, os membros da FAC votaram maioritariamente contra a abertura de processos judiciais por esse motivo, referindo que tais medidas proteccionistas adoptadas pela indústria musical equivalem a “colocar a pasta de dentes outra vez no tubo . “Os artistas devem ser titulares dos direitos e decidir quando a sua música pode ser usada gratuitamente e quando é preciso pagar por ela”, referiu Billy Bragg à imprensa.

Hora d'nha Terra Cabo Verde